Nota de Imprensa

Invest In Azores Summit – Sessão de Encerramento

Invest In Azores Summit – Sessão de Encerramento
PARTILHE

Redução fiscal nos Açores deixou na economia mais de 140 milhões de euros, frisa José Manuel Bolieiro

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, adiantou no sábado, no encerramento da primeira edição do Invest in Azores, que a redução fiscal implementada na Região permitirá, até final do ano, deixar mais de 140 milhões de euros na economia.

 

“Baixámos até aos 30% o diferencial para as taxas nacionais do IVA, do IRS e do IRC. A nossa estimativa é que, com esta medida e até ao final do corrente ano (2023), ficarão na economia mais de 140 milhões de euros, isto é, que não foram usurpados pelo orçamento público”, declarou o governante.

 

E prosseguiu: “prefiro que o orçamento publico não usurpe a economia. Prefiro uma economia liberta da subvenção pública e com capacidade de criar riqueza. É uma opção doutrinária e de atitude, sim”.

 

José Manuel Bolieiro lembrou ainda os presentes que a Região, no final de 2022, atingiu o máximo de sempre de população empregada, resultado de “políticas públicas assertivas, confiança instalada e compromisso colaborativo”.

 

Depois de abordar as várias transições em curso – desde a climática à digital -, o Presidente do Governo sublinhou que os Açores vivem atualmente uma “nova narrativa”, onde impera a “confiança, o compromisso, e a ousadia solidária com o futuro coletivo” da Região.

 

“É um enorme gosto estar nesta que é a primeira realização de um encontro verdadeiramente regional que envolve todas as ilhas e os seus empresários. É uma espécie de congresso de criatividade, de encontro e relação com o futuro”, declarou, sobre o Invest in Azores.

 

José Manuel Bolieiro defendeu ainda, numa revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, uma “concessão de benefícios fiscais temporários e condicionados” para “investimentos significativos e estruturantes” nos Açores.

 

O Invest in Azores representa uma parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e contou, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, com empresários de todas as ilhas, bem com incubadoras de empresas, associações empresariais e a banca regional.