Nota de Imprensa

Invest in Azores pretende debater a competitividade empresarial regional, afirma Duarte Freitas

Invest in Azores pretende debater a competitividade empresarial regional, afirma Duarte Freitas
PARTILHE

O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública anunciou na segunda-feira a realização do evento Invest In Azores, a 6 e 7 de outubro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

O evento é uma parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e contará com empresários de todas as ilhas dos Açores, bem com incubadoras de empresas, associações empresariais e a banca regional.

Segundo Duarte Freitas, a primeira edição do Invest In Azores Summit será “um espaço privilegiado para ‘networking’, obter informações sobre os sistemas de incentivos promovidos pelo Governo dos Açores e conferências sobre diversas temáticas”.

O anúncio decorreu durante a sessão de esclarecimento das novas políticas de apoio ao tecido empresarial na ilha do Pico.

O Governo dos Açores tem percorrido, nas últimas semanas, todas as ilhas da Região, promovendo sessões de esclarecimento sobre as medidas de apoio à iniciativa privada.

Neste ‘roadshow’ já participaram mais de 500 pessoas, sendo que foi possível aos empresários a realização de atendimento presencial com os técnicos da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade e com as RIAE de cada ilha.

No evento, o governante anunciou que, no que toca ao Capital Participativo Açores, concorreram às verbas do PRR cinco bancos com presença na Região Autónoma dos Açores.

Após a análise das candidaturas dos bancos, os empresários podem iniciar as suas candidaturas a este programa.

O Capital Participativo Açores pretende reforçar a solvência financeira das empresas contribuindo para a sua resiliência perante a crise bem como criar melhores condições para as empresas acederem aos novos sistemas de incentivos.

O Capital Participativo Açores tem uma remuneração a taxa fixa que varia entre 1,5% e 3% em função do ‘rating’ atribuído a cada empresa.