Duarte Freitas anuncia programa Fomento Garantia Açores para empresas da Região

Duarte Freitas anuncia programa Fomento Garantia Açores para empresas da Região
PARTILHE

Decorreu hoje, em Ponta Delgada, uma reunião entre o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e o Presidente do Banco Português de Fomento, Gonçalo Regalado.

Do encontro, e de forma a dar uma resposta mais célere aos empresários açorianos, foi criado o programa Fomento Garantia Açores, com uma dotação de 45 milhões de euros.

Segundo Duarte Freitas, o objetivo deste instrumento é “servir de garantia para empréstimos sob a forma de mútuo, isto é, as operações de financiamento são efetuadas pelos intermediários financeiros (bancos comerciais), com garantia de até 80% por parte do FCEA – Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores”.

Nesta reunião, as duas entidades realizaram um ponto de situação sobre os vários instrumentos financeiros criados pela Região ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Neste encontro, foi também decidida a prorrogação, até ao final do ano de 2025, da medida Capital Participativo Açores.

O Capital Participativo Açores é um instrumento financeiro que visa apoiar a recapitalização das empresas açorianas através da obtenção de melhores condições de financiamento junto das instituições financeiras, disponibilizando instrumentos de quase capital, disponibilizados pelo FCEA – Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, através dos bancos comerciais que aderiram.

Por fim, o governante apelou à participação dos empresários açorianos para acederem a estes instrumentos, de forma a promover o crescimento económico e a alavancagem das suas empresas.