As candidaturas ao Sistema de Incentivos Competir+ encontram-se encerradas desde o dia 31-12-2021. No entanto, continua a decorrer a fase de Pedidos de Pagamento.
Objetivo
Promover o desenvolvimento sustentável da economia regional;
Reforçar a competitividade das empresas açorianas;
Promover o alargamento da base económica de exportação, estimulando a produção de bens e serviços transacionáveis e de caráter inovador;
Aproveitar o conhecimento para valorizar e diferenciar recursos;
Estimular a cooperação entre empresas, associações empresariais, municípios e entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores;
Incentivar o planeamento integrado, o aproveitamento de sinergias, o desenvolvimento de economias de escala e a defesa de interesses económicos comuns.
Empresários em nome individual
Estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada
Sociedades comerciais
Cooperativas
Agrupamentos complementares de empresas
Outros definidos nos regulamentos dos subsistemas
Exigíveis na data de celebração do contrato de concessão de incentivos.
Condições de acesso dos projetos
Os promotores, após assinatura do contrato de concessão de incentivos, devem enviar, até seis pedidos de pagamento, cujo valor mínimo terá de corresponder a 10% do investimento elegível do projeto.
O valor do investimento correspondente ao último pedido de pagamento, que deve ser apresentado no prazo máximo de 120 dias úteis a partir da data de conclusão do projeto, não pode ser inferior a 15% do investimento elegível do projeto.
No caso dos microprojetos de investimento até €15.000, (Subsistema de Incentivos ao Desenvolvimento Local), deve ser apresentado um único pedido de pagamento, sem possibilidade de antecipação.
Antecipação do pagamento
O promotor recebe o montante de incentivo correspondente à comparticipação de um investimento previsto no seu projeto, mediante a apresentação da fatura respetiva.
No prazo de quinze dias úteis após a transferência para a conta do promotor do montante referido no número anterior, deve o mesmo apresentar comprovativos do pagamento das respetivas faturas.